FORPEDI

História FORPEDI

História do Fórum Regional Permanente de Educação da Infância
 (FORPEDI)

 

         A instalação do Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (FORPEDI) ocorreu em 22 de abril de 2008, num evento específico, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

         Na ocasião, além da instalação do FORPEDI, com a aprovação dos princípios e objetivos do mesmo, pela plenária, a programação contou com uma mesa redonda coordenada pela Profª Drª Célia Maria Guimarães da FCT – UNESP/ Presidente Prudente sobre o tema: EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: Direitos, Qualidade e o Compromisso dos Fóruns, com a participação da Profª Drª Maristela Angotti da FCL – UNESP/Araraquara e Fórum Paulista de Educação Infantil e da Profª Drª Elisabeth Gelli Yazlle da FCL – UNESP/ Assis e Fórum Paulista de Educação Infantil.

         Ainda em 2008, o FORPEDI realizou duas conferências, sendo uma sobre EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: Interlocução entre Avaliação e a Formação de Professores sob a responsabilidade das Profªs Drªas Zilma Ramos de Moraes (PPGE-USP) e Emília Cipriano Sanches (PUC-SP) e mediação da Profª Drª. Gilza Maria Zauhy Garms; e outra intitulada: A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: O QUE PODEMOS APRENDER COM AS EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS? Proferida pela Profª Drª Lenira Haddad da Universidade Federal de Alagoas.

         Em 2009 juntamente com a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizamos levantamento do Perfil das Redes Municipais e em parceria com o COMED (Conselho Municipal de Educação) de Presidente Prudente, promovemos também o Fórum de discussão INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: a concepção de currículo e seus desdobramentos.

         No ano de 2010, os esforços foram concentrados no sentido de discutir os dados referentes ao levantamento do perfil das Redes Municipais e organizar as informações a fim de promover um trabalho de formação voltado às necessidades apontadas pelos 32 municípios vinculados aos pólos regionais da UNDIME de Presidente Prudente e Presidente Epitácio-SP.

         Detectadas as reais necessidades das redes municipais, em março de 2011, o FORPEDI iniciou um projeto de FORMAÇÃO CONTINUA, com a temática: A CRECHE EM FOCO, cuja proposta é desenvolver uma política pública de formação contínua dos profissionais que atuam nas creches, cujo objetivo maior é tornar o atendimento das crianças na creche uma ação que respeita os direitos constitucionais da criança e de sua família. O foco nas questões da creche, relativamente ao atendimento a faixa etária do 0 aos 3 anos de idade, se deveu aos resultados das avaliações e reflexões junto aos responsáveis pela gestão da educação infantil nos municípios envolvidos. Considerou-se que a creche na região referida precisava de atenção sistematica e tal passou a acontecer por meio de encontros mensais com os gestores. Participam 58 gestores, entre diretores, supervisores, coordenadores e dirigentes municipais. Não se trata de um curso, mas de formação continua com objetivo de promover ações em relação às políticas de atendimento nas creches dos municípios participantes. Para isto, as discussões, em 2011, se direcionaram para os conhecimentos e visão que os gestores têm sobre a criança, sobre a creche, sobre o trabalho dos adultos que atuam diretamente com as crianças e sobre o cuidado e a educação das crianças no espaço da creche. O trabalho encontra-se em continuidade tendo em vista o objetivo de construir uma proposta pedagógica e curricular que respeite a criança e a especificidade do seu modo de agir, pensar e aprender, além de incidir sobre a valorização do profissional da creche (estatuto, plano de carreira, condições de trabalho etc.).

         Assim sendo, desde 2008, vimos realizando reuniões periódicas do Grupo gestor; participação nas reuniões da UNDIME, pólo de Presidente Prudente e Presidente Epitácio; levantamento de dados referentes à Educação da Infância em Presidente Prudente e região; Censo dos Profissionais das Redes Municipais de Ensino de Presidente Prudente e Região; Participação em Projeto de Extensão Universitária junto a FCT-UNESP (PROEX); Participação em Encontros e Seminários, sempre em consonância com os princípios e metas estabelecidas por este Fórum.

 

Célia Maria Guimarães
Coordenadora-Forpedi


Principal - Acervo - Agenda - Contatos - Equipe - Fotos - Links - Notícias - Vídeos

Associação dos Amigos do FORPEDI - Fórum Regional Permanente de Educação da Infância - 0 a 12 anos
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.

Eraf Produções

Erik Rafael
ERAF