FORPEDI

Notícias

Ação Educativa e o Instituto C&A lançam coleção Percursos da Arte na Educação

Publicado por Forpedi - 03 de Abril de 2014

Aumentar Normal Diminuir Imprimir

Ação Educativa e o Instituto C&A lançam coleção Percursos da Arte na Educação

ABRIL 2, 2014

A ONG Ação Educativa e o Instituto C&A lançaram no dia 27 de março, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na capital paulista, a coleção de vídeos Percursos da Arte na Educação. O material é composto por dez DVDs e um encarte e reúne depoimentos de 20 arte-educadores e pesquisadores renomados neste campo de atuação no Brasil.

A coleção foi desenvolvida com a curadoria de Rosa Iavelberg, professora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), e de Antônio Eleilson Leite, coordenador de cultura da Ação Educativa. O projeto tem o objetivo de preservar a memória da arte-educação no Brasil, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de valorização da atividade.

O apoio do Instituto C&A à produção se insere nas atividades do programa Educação Integral. O programa dedica-se a contribuir para a efetivação do direito à educação integral de qualidade de crianças e adolescentes.

“A coleção reflete a percepção do Instituto C&A sobre a função integradora e constitutiva que a arte e a cultura exercem sobre o sujeito, capaz de propiciar o acúmulo de conhecimentos, o desenvolvimento da sensibilidade e da noção de estética, bem como das faculdades de simbolizar e de discernir valores”, situa Priscila Fernandes, coordenadora dos programas Educação Integral e Educação Infantil do Instituto C&A.

Os depoimentos para os vídeos foram colhidos junto a educadores com mais de duas décadas de atuação, a exemplo dos acadêmicos Ana Mae Barbosa, Ingrid Dormien Koudela, Lucimar Bello, Regina Machado e Pedro Paulo Salles, professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; e Inaicyra Falcão dos Santos e Joana Lopes, professoras do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Outros depoentes na coleção são Maria Cristina Villanova Biazus, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Ivone Richter, professora e diretora do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rosa Iavelberg também está entre os entrevistados.

No grupo das lideranças de organizações sociais com trajetória também consolidada na arte-educação, a coleção de vídeos reúne a fala de figuras expoentes como Cesare de Florio La Rocca, criador do Projeto Axé; Francisco Marques, o famoso “Chico dos Bonecos”; Antônio Nóbrega, fundador do Instituto Brincante; e Daraína Pregnolatto, coordenadora geral do Guaimbé – Espaço e Movimento Criativo, de Pirenópolis (GO).

O material conta ainda com depoimentos de profissionais destacados na área dos museus, como Denise Grinspum, do Museu Castro Maya, do Rio de Janeiro (RJ); Paulo Portela Filho, do Masp; e Vânia Leal, curadora do museu Arte Pará, em Belém (PA). Ainda no campo da cultura, os vídeos trazem a mensagem de Ilo Krugli, diretor teatral e artista plástico argentino, fundador do Teatro Vento Forte, de São Paulo (SP); Júlio Carcará, fundador do Circo Escola Leite de Pedras, de Cuiabá (MT); e Marília Bomfim, coordenadora do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Rio Branco (AC).

A programação do evento de lançamento no Masp inclui exibição de trechos dos vídeos e mesas de debates com alguns dos participantes da coleção. Estão confirmadas as participações de Vânia Leal, Paulo Portella Filho, Cesare de Florio La Rocca, Daraína Pregnolatto, Maria Cristina Villanova Biazus, Regina Machado e Rosa Iavelberg.

Também comparecerão à cerimônia de lançamento Vera Masagão, coordenadora geral da Ação Educativa, e Paulo Castro, diretor-executivo do Instituto C&A. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no sitehttp://www.acaoeducativa.org.br/

A coleção Percursos da Arte na Educação será distribuída gratuitamente para instituições de pesquisa, memória e educação. Quem quiser receber deve encaminhar e-mail para arteeducacao@acaoeducativa.org.br

 


Fonte: arteeducacao@acaoeducativa.org.br

Principal - Acervo - Agenda - Contatos - Equipe - Fotos - Links - Notícias - Vídeos

Associação dos Amigos do FORPEDI - Fórum Regional Permanente de Educação da Infância - 0 a 12 anos
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.

Eraf Produções

Erik Rafael
ERAF